#12 ° IS NEWS — O orgulho com luta, suor, livros e conhecimento!
#12 ° IS NEWS 📖 — O orgulho com luta, suor, livros e conhecimento!
Afinal, o que é ter orgulho? Em meio a tanto ódio o seu coração acelera, a respiração falta e a vista embaça se você diz que faz parte da comunidade LGBTI+
Veado por quê?
JOSUÉ R. S. MACHADO
“O veado, símbolo de virilidade em países do hemisfério norte, tornou-se no Brasil mais ou menos o contrário disso: como sabemos todos, veado por aqui, na linguagem de rua e das relações malcomportadas, significa homossexual masculino passivo, que o dicionário Caldas Aulete chama rudemente de pederasta passivo, também conhecido como uranista (…) Urano, na mitologia grega, é o nome do deus que se tornou impotente, mutilado pelo filho rebelde Crono, um dos Titãs.
De onde teria surgido a ligação entre veado e homossexual? Seria da delicadeza e da timidez características do veloz quadrúpede ruminante? O belíssimo desenho-animado “Bambi”, de Walt Disney, que acentua a delicadeza saltitante do bichinho, poderia sugerir isso. De fato o veado jovem é um bichinho — não bichinha — gracioso.
Mas há muitos bichinhos graciosos e nem por isso os homossexuais são chamados de coelhos ou esquilos. O professor Tenório D’Albuquerque explica a acepção pouco ortodoxa em seu livro “Atentados à Gramática”. Diz ele que o Dr. Hirsch, um médico apologista da dupla sexualidade, em Frankfurt, na Alemanha pré-Hitler, teria demonstrado que o “cruzamento” entre judeus e alemães produzia casos freqentes de “homens-mulheres” e “mulheres-homens”. Hirsch considerava seres superiores os andróginos, como chamava essas pessoas e a si mesmo. Ocorre que Hirsch em alemão quer dizer “veado”. Daí a extensão de veado a homossexual (Leia a matéria completa clicando aqui). Vamos às novidades:
LGBTQIAPN+ é uma sigla que abrange pessoas que são Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Pôli, Não-binárias e mais.
Lésbicas e pessoas gays são pessoas que sentem atração pelo mesmo gênero, e por pessoas que consideram seus gêneros parecidos. Lésbicas são sempre mulheres, ou pessoas não-binárias que se alinham com o gênero mulher de alguma forma. Pessoas gays historicamente eram homens, mas hoje em dia, também aceita-se que mulheres ou pessoas não-binárias utilizem a palavra gay para se identificarem como pessoas que sentem atração pelo mesmo gênero e por pessoas que se consideram de gêneros parecidos.
Pessoas bi são pessoas que sentem atração por dois ou mais gêneros.
Pessoas transgênero ou trans são pessoas cujo gênero designado ao nascimento é diferente do gênero que possuem (parcialmente ou completamente). Mesmo assim, nem todas as pessoas que se encaixam nesta definição se identificam como trans. Este é o caso de certas travestys, de certas pessoas não-binárias e de certas pessoas que não vivem em culturas onde só existem dois gêneros.
De qualquer modo, a maioria das pessoas que não são cis — neste caso, qualquer pessoa cujo gênero designado ao nascimento é parcialmente ou completamente diferente do gênero que possui, ou cujo gênero não pode ser traduzido adequadamente para o modelo de gênero eurocêntrico como homem ou como mulher — é bem-vinda na comunidade trans.
No Brasil, muitas vezes se colocam as identidades travesty ou travesti e transexual também na letra T (como termos separados de transgênero). Travesty geralmente é um termo usado por pessoas que poderiam se dizer transfemininas e que é marcado por resistência e inconformidade em relação ao padrão cis sobre o que uma pessoa trans “aceitável” deveria ser. Transexual é um termo geralmente associado com pessoas trans que querem fazer um ou mais tipos de transição corporal, embora nem todas as pessoas que se definam como transexuais façam ou queiram fazer isso (mais informações clicando aqui).
Podcast e Videocas IS — Pride com Orgulho: A História da IS Impérios Sagrados
“A Rebelião de Stonewall, também conhecida como Revolta de Stonewall ou simplesmente Stonewall, foi uma série de protestos espontâneos realizados por membros da comunidade LGBT em resposta a uma batida policial que começou nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no Stonewall Inn no bairro de Greenwich Village, em Lower Manhattan, na cidade de Nova York. Os frequentadores do Stonewall, outros bares lésbicos e gays do Village e pessoas do bairro reagiram quando a polícia se tornou violenta. Os protestos são amplamente considerados o evento-chave que transformou o movimento de liberação gay e a luta do século XX pelos direitos LGBT nos Estados Unidos” (link da matéria).” E nós da Startup IS Impérios Sagrados, como uma empresa Queer, não podemos deixar de falar da importância da comunica LGBTI+ na nossa história neste dita tão especial! Viva o 28 de Junho! Escute o episódio clicando aqui:
Publicação Semanal da Equipe do Medium IS: Trindade Profana e Lootverso Crítico
Olha só! Olha mais uma vez! Olha de novo! A publicação da equipe do Medium IS está conquistando não somente novas e novos leitores, mas respeito, interesse e beleza! Clica, confere, bate palminhas e comenta:
Tribeca Festival/Some Rain Must Fall Review: Shades of a Wandering Woman
[CINEMA] Dossiê Pulp Fiction: 30 anos “quebrando sua concentração”
‘Divertida Mente 2’ impacta corações com grande história sobre humanidade e empatia
Clássicos nunc morrem #3: O Blade Runner de 1997 é o que Cyberpunk 2077 deveria ter sido 20 anos…
A Cosmonauta Que Ouviu A Primeira Voz Da Criação - Capítulo 1
“Com a boca na banana” — O livro de reflexões e poesia escrito por um autor LGBTI+
escrever poesia é escrever com amor.
com paixão. é ter compaixão.
é ajudar alguém através das palavras.
é falar com a alma e revelar seus desejos mais profundos.
é se libertar das amarras. é não ter medo de expor sua verdade.
a poesiavai muito além de mim ou de você. vai além das rimas pensadas. vai além do entretenimento.
dessa forma
que as poesias neste livro sirvam como uma ponte para a reflexão.
pois somente através do autoconhecimento chegaremos às respostas.
espero que minhas palavras sejam a porta para novos horizontes.
que minhas palavras sejam a sua voz presa no peito. que minhas palavras sejam o abraço que precisa.
Poesia? Reflexão? Erotismo em forma política e ação?
Esse projeto quer levar mais do que apenas rimas até você! Levará a arte em forma de palavras e as palavras em forma de arte.
Junto ao autor, partimos de um projeto conceitual que resgata o impacto da poesia e do artístico por meio de um livro e três clipes com música e poema.
Vírgulas, pontos e parágrafos se tornam o próprio pensamento corrente que de corrente, de amarra, nada têm!
“A poesia é um ato político”, escreveu June Jordan, o falecido poeta, ensaísta e dramaturgo, “porque envolve dizer a verdade”. Clique aqui e adquira o livro!
Selo Universitie — IS Editora
Em breve teremos a abertura do novo Selo editorial da IS Editora: Universitie. Um selo editorial voltado para gradução e pós-gradução. Em breve!
Insta: @iseditora
“Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.” Machado de Assis
Segue a gente nos perfis no Insta: @imperios_sagrados e @iseditora
Conheça mais o nosso site/blog: imperiossagrados.com.br
Envio de Manuscritos Originais: imperiossagrados@gmail.com
Por hoje é só, pessoal! Na próxima semana tem mais!
Diretoria IS Impérios Sagrados
#12 ° IS NEWS 📖 — O orgulho com luta, suor, livros e conhecimento! was originally published in Impérios Sagrados on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.