Pipoca🍿na manteiga😋 #10
A função do vilão: O que Freud diria sobre Hannibal Lecter, Coringa e outros antagonistas irresistíveis? E no Brasil?
Talvez porque, no fundo, o vilão fala daquilo que não ousamos dizer. No Brasil, vimos criminosos transformados em celebridades digitais, cultuados em músicas, memes e até entrevistas exclusivas.
O vilão nunca está ali apenas para fazer o herói brilhar. Ele é a sombra que dá contorno, a presença que mostra o que o protagonista não pode ser ou o que teme se tornar. Mas há antagonistas que não se contentam em ser obstáculo. Eles seduzem. Eles encantam. Hannibal Lecter com seu refinamento canibal, Coringa com seu riso anárquico: figuras que nos repugnam e atraem ao mesmo tempo. Por que desejamos olhar para quem nos ameaça?
Este é o Pipoca🍿na manteiga😋, nossa news semanal onde você entra assiste a várias estreias e espetáculos com um bilhete só: literatura, psicanálise, cinema, arte e cultura com sabor de sexta-feira. Nosso convite é simples: senta aqui com a gente (ou leia em pé busão , correndo no parque, com café na mão), porque o filme da vida ainda tá passando. Aqui você encontra 🎭 Literatura 🎬 Cinema 🧠 Psicanálise (sim, eu amo usar emogis) entrelaçadas no nosso cotidiano.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a IS Editora para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.