2 Comentários

Pensamos por aqui que a casa carta trocada, apreende-se mais um pouco sobre como a diversidade é importante. Que respeitar a opinião alheia é importante. E que não ceder à tirania, como você aponta no texto, é Resistência. E será que a literatura, mesmo, não é sobre isso também: resistir?

Expand full comment

Eu escrevo este comentário aqui exatamente no mesmo momento em que muita gente está se divertindo, comemorando e aplaudindo o que houve domingo no Debate entre os Candidatos à Prefeitura de São Paulo. Nenhuma graça vejo nos memes e nas piadas; não comemoro ou aplaudo o que um Candidato fez com outro; só sinto um vazio e uma tristeza tremendos porque as pessoas não estão percebendo o que está ocorrendo. Porém, como escrevi ao final da Carta 9, cada um está onde deve estar e as coisas são, simplesmente, assim.

Penso acerca da sua Carta, Ruan, que as fagulhas do retrocesso, do caos, da barbaridade e do primitivismo mais atroz estão tomando conta da nossa sociedade. Se há uma divisão, ao mesmo tempo há uma unificação no quesito da implosão cada vez mais gradual deste país. Não sou nada otimista quanto ao Futuro se as coisas continuarem neste estado de franca descida para baixo. A Literatura não alcança as grandes massas, não nesta época, e resta a muitas poucas pessoas a tarefa de invadir terrenos que se fragmentam cada vez mais na Política. E a Sociedade Brasileira se fragmenta junto também nesse grande processo, as diferenças nem mais importam, tudo está rachado, fraturado e se incendiando, literalmente, no meio da população. É cansativo, muito cansativo, isto.

Expand full comment