Advento
Procuro algo que me faça novo
Que me leve para a antiguidade
Que aponte as falhas da plenitude
Constituídas no âmago do desconhecido
Procuro a incipiência do abismo
Escritas no vão das histórias
Que rasgue os danos que não cometi
E sinta a ambivalência de preço e valor
resistindo por inteiro para um breve final
Versos Pretos é ao mesmo tempo poesia e inflexão. Dor e arrebatamento. Libertação e enclausuramento. Dissolução do sofrimento. Mas acima de tudo, também, amor que traz salvamento. E a IS Editora, em seu selo Prete, tem a honra de apresentar essa obra de milhões para você! E qual o motivo do nosso orgulho? Simples: a literatura negra está mais que bem representada pelo Anderson Lemes. Versos Pretos: nossas escritas gritam revoluções onipresentes é a própria identidade literária da resistência da cultura negra no Brasil.
A IS Editora, em seu selo Prete, dá protagonismo às pessoas pretas pela literatura.
Anderson Lemes dos Santos é natural de Diadema-SP, município do grande ABC. Pai, e metalúrgico há mais de uma década, tem 40 anos e escreve já ha muito tempo. Seus primeiros rabiscos foram em meados de 1999, fato que recordou esses dias, onde ele e mais uns manos, bombardeavam as carteiras e as paredes da escola com frases impactantes e contextos de época. Mas só começou a divulgar há mais o menos dois anos nas redes sociais, onde usa o pseudônimo Rythmandpoesia.
Escrever um livro é algo realmente extraordinário
É algo que transcende o tempo
Costumo dizer que não vou deixar herança,
Minha fortuna está guardada em palavras…
(palavras do autor)
A poesia tem o dom de nos enriquecer com palavras ao mesmo tempo em que brincamos com elas. Desta forma, a poesia pode prevalecer em nosso cotidiano como uma importante ferramenta de reflexão, nos proporcionando experiência capazes de transformar a si e o mundo que nos cerca. Versos Pretos, como experiência da literatura marginal-periférica, é uma obra que encanta pela veracidade dilacerante em suas páginas.
“Por meio da literatura negra, personagens e autores negros e negras retomam sua integridade enquanto seres humanos, rompendo o círculo vicioso do racismo, enraizado, também, na prática literária” presente de forma plena na poesia do Anderson Lemes.
Estante IS: Clique aqui para o Catálogo da IS Editora e adqurir a obra: Versos Pretos!
A IS Impérios Sagrados é uma Startup Queer e luta pela comunidade LGBTQIA+, pela Negritude e a cultura Nerd/Geek. A IS posiciona contra qualquer tipo de preconceito e racismo. Por meio da cultura e educação reflete sobre a igualdade de gênero e busca efetivamente lutar contra o machismo e o sexismo. Seus livros, produtos e serviços possuem a diversidade e a pluralidade como princípios e pilares. Somos artífices de lendas e realizadores de sonhos e prezamos por um mundo em que a justiça e a inclusão lutem lado a lado contra toda e qualquer forma de discriminação.
Versos Pretos was originally published in Impérios Sagrados on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.