Cartas e travessias da Casa IS #01
"Embora eu pise nas profundezas da escuridão, meu coração não desanimará". E assim queremos levar à você um pouquinho da IS Editora para 2026. Pode entrar...
Pode entrar, a Casa é sua! Senta, pode se servir. Agora se prepara para uma boa história, daquelas de aquecer o coração. Quero contar para você quem somos nós, qual a nossa história e pedir um pouquinho de paciência se nós quatro falarmos demais rsrs “Cartas, travessias e a Casa IS” será uma publicação trimestral.
Carta 1
Por: Cristian Abreu de Quevedo
Eu sempre lembro das tardes de domingo em que eu, com 13 anos, ia à casa dos meus amigos jogar RPG (um jogo em que jogadores criam personagens e vivem aventuras em mundos imaginários, guiados por um narrador ou por um sistema de regras) e de como isso se tornaria um hobby ao longo dos anos. Fizemos um sistema de jogo próprio que batizamos de Universo Impérios Sagrados ou, simplesmente, IS. Hoje, com mais de 40 anos de idade, formado em diversas áreas do conhecimento, psicanalista e editor-chefe na IS Editora, ainda sou movido pela mesma paixão de mais de 25 anos atrás: jogar RPG com os meus amigos.
Foi somente muito mais tarde que eu pensaria em fazer do Universo IS uma empresa, para ser mais exato, uma startup, pois eu queria que a diretoria da IS tivesse a configuração de uma mesa de jogo de RPG (sim, é isso mesmo que você está lendo). Foi o Douglas Quintas Reis, fundador da Devir Livraria, que me ajudaria a formular o que se tornaria uma startup voltada para jogos, eventos e editora. Se tenho saudades daquele tempo dos meus 13 anos? Claro! Não tinha boleto pra pagar!
Quando lancei meu primeiro livro, chamado Milênios de Solidão, pela Kotter Editora, eu já tinha aberto a IS enquanto empresa. Mas eu queria ter uma experiência editorial primeiro, antes de dar outros passos, como, por exemplo, abrir uma editora. Em torno de dois anos depois é que, por pressão (sim, fui pressionado rsrsrs) da então Diretora de Editoração Caroline (hoje atua como conselheira) e do Diretor de Projetos e Gestão Welyson, a IS daria o passo de se tornar também uma Editora Independente. Antes, realizávamos eventos e estávamos entendendo como trazer o jogo de RPG para dentro da Casa IS. Em 2026, completamos 7 anos da abertura da Casa IS.
Nós fazemos parte do GREI (Grupo de Editoras Independentes de Curitiba e Região) e, dessa forma, nossos eventos estão sempre em evidência aqui em Curitiba e região. Nossa mesa de jogo de RPG agora é totalmente on-line, e nossos jogos estão disponíveis para quem quiser assistir e participar. Contamos também com dezenove obras em nosso catálogo enquanto editora. Ou seja, o que chamamos carinhosamente de Casa IS é um espaço, físico e virtual, em que as pessoas são protagonistas da própria história e em que a cumplicidade e o companheirismo devem ser a maior marca deixada.
IS Impérios Sagrados nasce como uma iniciativa que atravessa a literatura, o jogo e o pensamento crítico. Não somos apenas uma editora, nem apenas uma mesa de RPG ou uma produtora de eventos. Somos um ecossistema de criação, leitura e imaginação coletiva, onde diferentes linguagens se encontram para produzir sentido, vínculo e comunidade. Em 2026, nosso objetivo é consolidar a IS como referência independente na intersecção entre literatura, RPG e pensamento crítico, fortalecendo a marca como editora, plataforma de RPG e realizadora de eventos, ampliando a pontes e fazendo travessias. Seguimos estruturando nossos três pilares de atuação. A literatura, com livros e ensaios publicados em nossas mídias. O RPG, com mesa on-line, suplementos, transmissões no YouTube e um novo programa quinzenal em formato de live rápida, pensado para circular em diferentes plataformas e ampliar o diálogo, especialmente com a participação feminina. E os eventos, com presença ativa no Grupo de Editoras Independentes de Curitiba e Região e em ações culturais em outros estados.
A IS fica. Mas não apenas fica. Se reinventa. 2026 será o ano de transformar o que já somos em marca, o que já fazemos em referência e o que já criamos em comunidade. Literatura, jogo e pensamento são os três caminhos da mesma vontade, a chama da IS. Ao mesmo tempo, seguimos desenhando e consolidando o caminho do autor e da autora dentro da Casa IS, da submissão ao lançamento, com cuidado editorial e escuta real. Integrar nossas linhas de comunicação é um desafio central deste ciclo, conectando livros, Substack, podcast, grupo de leitura, RPG on-line e eventos presenciais para tornar mais legível quem somos, o que fazemos e, sobretudo, o espaço de pertencimento que seguimos construindo.
“Uma vida sem pensamento é totalmente possível, mas ela fracassa em fazer desabrochar sua própria essência — ela não é apenas sem sentido; ela não é totalmente viva. Homens que não pensam são como sonâmbulos”. Hannah Arendt.
Carta 2
Por: Caroline Pinheiro
Minha história começou a muito tempo como jogadora onde interpretou a maga Daiha Darzend que ve através do tempo escrevendo a sua história no Reino de Zaurin junto com a minha em IS.
Para 2026 temos grandes planos e espero que seja o “boom” da IS enquanto empresa porque todo mundo merece conhecer estas histórias.
No momento estou como conselheira da IS, vendo junto com a diretoria o que está funcionando e dando muito “pitaco”.
Já lancei o livro “ A Ruína de um era” em parceria com outros jogadores de IS que assim como eu estão desde o início e até antes de mim na mesa de IS fazendo história com seus personagens
A frase é de Zaurin (A Deusa de Justiça do Universo de RPG IS)
Carta 3
Por: Welyson Pereira de Almeida
Faço parte da IS dedes 2017, antes de a startup ser formada, quando busquei grupos de RPG para realmente ingressar nesse hobby, embora tivesse pouca experiência com o RPG de mesa, fazer parte da mesa de IS estava muito além daquilo que eu imaginava, o que me impulsionou a aceitar o convite do Cristian para fazer parte da Statup Impérios Sagrados. Sou empreendedor e atualmente trabalho, também, junto aos meus pais na fábrica de salgados da família, com mais de 20 anos de existência. Enquanto curso Gestão Comercial com o intuito de herdar os negócios da família. Eu migrei de Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para Gestão Comercial.
Originalmente eu era apenas um membro de uma das equipes, mas com o tempo me tornei o Diretor de Projetos e Gestão da IS.
Em 2026 eu espero que o nosso planejamento não apenas integrar mais ainda cada aspecto da IS em todos aspectos e mídias, mas também transformar esse processo em uma grande aventura, como na das mesas de RPG, para que quem nos acompanha possa participar dessa etapa. Espero também expandir tanto o podcast como todo o nosso cenário nesse, seja as lives ou sistema, para que o Universo IS possa ser conhecido e vivido em sua maneira plena.
Mas sobre nós e sobre você com a gente
Que 2025 seja não uma promessa, mas a certeza de que não há mal e nem bem que durem para sempre, ou seja: tudo passa...
Lembro-me do velho banco de tábuas, da garagem sem carros e da longa mesa de madeira que, aos domingos, sustentava bolos de diferentes sabores a cada jogo. Risos e lágrimas marcaram uma era de ouro, quando amigos se reuniam pela pura diversão. Para mim, era uma fuga necessária de uma realidade difícil (as brigas de família e a total ausência do pai), o …
Manifesto IS
Juramos forjar lendas.
Somos Artífices de Lendas,
não apenas de mundos imaginados,
mas das histórias que escolhem ser vividas, lidas, publicadas.
Paixão é nossa força motriz.
Que cada história tenha voz.
Que ninguém caminhe só.
Cultivamos o protagonismo,
porque toda voz importa.
O companheirismo, porque ninguém caminha só.
A cumplicidade, porque imaginar é selar um pacto.
Transformamos sonhos em narrativas,
ideias em universos,
experiências em pertencimento.
Acreditamos na pluralidade,
defendemos a diversidade,
respeitamos quem você é e quem está se tornando.
Que a IS Impérios Sagrados
seja sempre horizonte:
um lugar para onde se olha
e um mundo para onde se retorna…









