📌 Aventura 8: Conteúdo
1. O que são sistemas de RPG e como escolher um: Entendendo diferentes sistemas e critérios para seleção.
Exemplos históricos de sistemas (como D&D, GURPS, Vampire: The Masquerade) e sua influência cultural.
Avaliando o foco do grupo: combate tático, desenvolvimento de personagem, narrativa colaborativa.
2. Diferença entre sistemas narrativos e crunch-heavy (mecânica pesada): Comparação entre enfoques de regras e narrativa.
Vantagens e desvantagens de sistemas com regras detalhadas versus os com maior liberdade narrativa.
Análise de como o sistema molda o comportamento dos jogadores (recompensas, punições, limitações).
3. Principais sistemas de dados: d20, d100, d6, FATE, etc.
Dados narrativos e mecânicos: uso de dados para storytelling (ex: FATE, Genesys).
Sistemas que utilizam baralhos ou marcadores em vez de dados (ex: Dread, Everway).
O papel do “fator sorte” versus “fator estratégia” nas dinâmicas de jogo.
4. Criando house rules e adaptando mecânicas para sua mesa: Personalizando regras para atender às necessidades do grupo.
Ética na criação de regras: inclusão, acessibilidade e respeito às dinâmicas do grupo.
Lives e Streamings:
Material Complementar:
Sistemas Gratuitos de RPG
📚 Livros: Dungeon Master's Guide (D&D), Fate Core System (Evil Hat), GURPS Basic Set (Steve Jackson)
🎬 Filmes e Séries: Stranger Things (Netflix, referência a D&D), Community – Episódio “Advanced Dungeons & Dragons”
➡️🎲Clique aqui para a Mesa de Jogo de RPG da IS ⚔️
🧙🏻♂🏰 Curta❤️! Comente💬! Compartilhe🕊!
Ouça este episódio com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a IS Editora para ouvir este post e obter 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos dos posts.